Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29980
Título: Recursos fisioterapêuticos para redução da dor no trabalho de parto
Autor(es): Pinto, Gabriela Aguiar
Palavras-chave: Dor do parto
Técnicas fisioterapêuticas
Terapia de estimulação elétrica
Manipulações musculoesqueléticas
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: O parto é caracterizado por uma série de contrações uterinas ritmadas e progressivas, esse processo por muitas vezes é descrito como intensamente doloroso em vários aspectos. O objetivo deste estudo foi verificar os recursos fisioterapêuticos utilizados para redução da dor no trabalho de parto. Trata-se de revisão integrativa da literatura, de caráter qualitativo exploratório, a pesquisa aconteceu nas bases de dados: PUBMED, SCIELO e BVS. Sendo os critérios de inclusão: estar disponível na íntegra, nos idiomas português e inglês, publicados no período entre os anos de 2013 e 2023, ser do tipo ensaio clínico randomizado ou não randomizado. No total 11 artigos foram elegíveis para participar do estudo, a análise das amostras foi realizada descritivamente, utilizando-se fluxograma, tabelas e gráfico de porcentagem. Verificou-se que os recursos fisioterapêuticos de massagem lombar, TENS, acupressão, bola suíça, exercícios cinético-funcionais de pelve e reflexologia plantar, abordados nos estudos, foram eficazes para o alívio da dor no parto, contribuindo para um processo de parturição mais tranquilo.
Descrição: PINTO, Gabriela Aguiar. Recursos fisioterapêuticos para redução da dor no trabalho de parto. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29980
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito406.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Gabriela Aguiar Pinto.pdfTCC - Gabriela Aguiar Pinto899.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.