Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Matheus Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T15:29:02Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T15:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29984 | - |
dc.description | ALMEIDA, M. S. Tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Matemática: uma pesquisa com alunos de uma turma do 9º ano. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC’s tem sido cada dia mais essencial na vida das pessoas e a maioria das crianças e jovens apresentam considerável familiaridade no que refere-se ao manuseio de recursos dessas tecnologias. Dessa forma, compreendemos que é imprescindível a inclusão tecnológica também no âmbito escolar, a fim de colaborar no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades específicas nas aulas de Matemática. Baseado nisto, a presente pesquisa buscou analisar o que afirmam os alunos concluintes de uma turma do Ensino Fundamental sobre seu conhecimento e acesso à recursos das TDIC’s e respectiva utilização nas aulas de Matemática, cujo objetivo foi compreender o conhecimento e utilização desses recursos por esses alunos, numa escola da rede municipal de ensino na cidade de Amparo – PB. Para tanto, a investigação ocorreu a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo objeto de coleta de dados foi um questionário semiestruturado desenvolvido a partir do Google Forms. Os resultados apontam que, embora os alunos tenham acesso a alguns aparatos das TDIC’s e reconheçam a importância da inserção tecnológica para o desenvolvimento dos seus estudos, o conhecimento e a utilização de recursos importantes como o software/aplicativo GeoGebra e outros, ainda parece ser muito aquém do necessário para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao estudo da Matemática no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof.ª. Ma. Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Matemática: uma pesquisa com alunos de uma turma do 9º ano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Matheus Soares de Almeida.pdf | PDF - Matheus Soares de Almeida | 570.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 623.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.