Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Mateus de Barros-
dc.date.accessioned2023-08-03T11:43:54Z-
dc.date.available2023-08-03T11:43:54Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29993-
dc.descriptionCAVALCANTI, Mateus de Barros. Desafios enfrentados no ensino da Matemática para alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo geral verificar os desafios relacionados ao ensino da Matemática para alunos surdos, assim como também verificar a relação dos professores com os alunos e suas dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem. Por fim apresentamos algumas alternativas metodológicas que podem vir a auxiliar o professor e os alunos nesse processo. Iniciamos nosso trabalho apresentando um relato histórico da educação dos surdos no mundo, tendo como base a divisão da história utilizada por Karin Strobel (2009). Prosseguimos com a apresentação da ligação que o aluno surdo possuí com a Matemática e algumas dificuldades que os mesmos apresentam, também efetuamos a exposição de alguns sinais e símbolos em Libras que são utilizados na Matemática. Após isso apresentamos o contexto da Educação de Jovens e Adultos na ECI Audiocomunicação de Campina Grande, assim como também os dados obtidos por meio de uma entrevista efetuada junto ao professor de Matemática e alunos da instituição. Os dados obtidos foram animadores e ao mesmo tempo um alerta, apesar dos alunos demonstrarem gostar da disciplina de Matemática e o professor ter o empenho e o conhecimento necessário para a passagem dos conteúdos, notou-se que mesmo assim há grandes dificuldades que envolvem muito mais do que apenas o que é visto em sala de aula, influenciando na aprendizagem dos alunos. Por fim, visando auxiliar tanto o professor como o alunado, foi sugerido algumas alternativas metodológicas que viessem a ajudar todo esse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por alunos surdos em matemática na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito101.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Mateus de Barros Cavalcanti.pdfTCC - Mateus de Barros Cavalcanti1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.