Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30009
Título: A letra e o lugar do endereçamento na psicose
Autor(es): Medeiros, Evellyn Akidalanda Dandara do Nascimento
Palavras-chave: Psicose
Letra
Psicologia
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar o lugar da letra e como o seu endereçamento pode ter função na clínica da psicose, apostando nele para o caminho da estabilização. Desenvolveu-se uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, partindo de alguns dos estudos pré-psicanalíticos e atravessando o ensino de Jacques Lacan, buscou-se elucidar como se dá a estrutura psicótica, seu mito fundador e seu modo de funcionamento próprio, advindo da fissura da metáfora paterna. Nesse percurso, abriu-se espaço para compreender a conceituação proposta por Lacan a respeito da letra, caminhando por seus diversos desdobramentos, até a chegada da letra enquanto carta (lettre) e litoral. Por fim, abre-se a discussão a respeito dos enlaces possíveis entre letra e psicose, bem como a atuação clínica frente ao escoamento visceral da letra. Ao fim dessa travessia, podemos compreender a imensidão de possibilidades advindas do endereçamento e da mediação dos significantes na psicose. Entendendo que acolher os restos da psicose e testemunhar a letra abrem espaço para o laço social.
Descrição: MEDEIROS, Evellyn Akidalanda Dandara do Nascimento. A letra e o lugar do endereçamento na psicose. 2022 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30009
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Evellyn Akidalanda Dandara do Nascimento Medeiros.pdfTCC - Evellyn Akidalanda Dandara do Nascimento Medeiros616.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito327.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.