Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30020
Título: Ideias, conjecturas e reflexões à uma educação geográfica voltada para questões de gênero, sexualidades e subjetividades
Autor(es): Rodrigues, Nadielson Soares
Palavras-chave: Geografia das sexualidades
Educação geográfica
Espaço
Subjetividades
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Objetivou-se com esta pesquisa, refletir sobre como as carências de discussões e metodologias no ensino-aprendizagem de Geografia e através da educação geográfica, referente às questões de gênero e sexualidades, no âmbito da educação básica, como projetam-se e impactam na (re)construção de identidades-subjetividades e relações socioeducacionais no desenvolvimento de cidadanias ativas de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binárias e o (+) abrange as demais expressões de gênero e sexualidades (LGBTQIAPN+). O método utilizado foi o fenomenológico-hermenêutico, que contém a redução fenomenológica e a intencionalidade. Buscou-se para análise nesta pesquisa alguns relatos bibliográficos para exemplificação e discussão de como as identidades-subjetividades LGBTQIAPN+ são afetadas e tem suas vivências alteradas por algumas ausências que se estabelecem nos diálogos e discussões entre os espaços da família e da escola, apoiado em estudos como de Foucault (1976; 1988; 1989), Silva (2009; 2018), Louro (2010) que articulam sobre a educação a geografia e as sexualidades, e alguns casos encontrados em sites e artigos, e os saberes, conhecimentos e vivências do pesquisador. Se constatou que as carências, ausências e silenciamentos de discursos e sujeitos (im)postas nestes espaços, por essa articulação de saberes e poderes de uma cultura hegemônica cisheteronormativa, tem a intencionalidade e poder sobre/entre os espaço-tempos e modos de “formar”/moldar/manipular, por meio de padrões socias, educacionais e políticos, às identidades-subjetividades LGBTQIAPN+.
Descrição: RODRIGUES, Nadielson Soares. Ideias, conjecturas e reflexões à uma educação geográfica voltada para questões de gênero, sexualidades e subjetividades. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30020
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nadielson Soares RodriguesTCC - Nadielson Soares Rodrigues1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito652.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.