Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30035
Título: As concepções de corpo na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Física escolar
Autor(es): Santos, Fernanda dos
Palavras-chave: Educação Física escolar
Práticas corporais
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Data do documento: 25-Mai-2023
Resumo: Ao longo das décadas, a Educação Física passou por várias mudanças importantes em suas concepções e abordagens pedagógicas. A compreensão do corpo e das práticas corporais, por exemplo, tem migrado de uma visão predominantemente biológica e higienista para uma visão mais ampla que reconhece as dimensões cultural e social dessas práticas. Nesse sentido, o estudo em tela tem como objetivo primordial refletir sobre as concepções de corpo trazidas pela BNCC para a Educação Física nos ensinos fundamental e médio. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa pautada em análise documental com abordagem mista (quali-quanti). Os resultados apontam que a concepção de corpo presente na BNCC valoriza uma perspectiva ampla e crítica. Isso significa que o corpo é entendido não apenas como um objeto biológico, mas também como um elemento cultural e social, influenciado por normas e relações de poder presentes na sociedade. Entretanto, percebe-se que a BNCC limita essa perspectiva às práticas corporais, não explorando satisfatoriamente o entendimento de corpo. A palavra "corpo" é mencionada principalmente em relação às atividades físicas e esportivas, deixando de lado os aspectos cognitivos e emocionais, por exemplo.
Descrição: SANTOS, Fernanda dos. As concepções de corpo na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Física escolar. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30035
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda dos Santos.pdfTCC - Fernanda dos Santos561.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito91.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.