Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30037
Título: Análise ambiental e econômica da aplicação de um sistema fotovoltaico associado à automação em uma edificação de ensino superior no Nordeste
Autor(es): Silva, Thalisson Selton Costa
Palavras-chave: Automação
Energia solar fotovoltaica
Impacto ambiental
Data do documento: 15-Jul-2022
Resumo: A crescente demanda por energia desde a revolução industrial levantam preocupações sobre o atendimento da demanda global de energia. Além disso, a utilização de fontes não renováveis resultou no cenário de riscos dos recursos naturais e impactos ambientais. Devido às responsabilidades ambientais geradas, com parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa, surgiu a necessidade de substituir estas matrizes energéticas e reduzir o consumo de energia, dando lugar à utilização de energias renováveis e a automação. Este estudo tem como objetivo dimensionar e avaliar a viabilidade econômica e ambiental da instalação de um sistema fotovoltaico e um sistema de automação em uma instituição de ensino superior localizado no Nordeste. De acordo com as informações de consumo de energia do edifício, bem como os dados de irradiação solar, fornecidos pelo programa SunData da CRESESB, foi possível projetar um sistema fotovoltaico para fornecimento de energia. Já em relação a automação, o projeto considerou todos os componentes ligados aos circuitos elétricos. Com base na robustez dos sistemas e a capacidade de geração de energia, foi calculado o valor das emissões de gases de efeito estufa evitadas durante a operação dos sistemas. Os resultados demonstram, do ponto de vista econômico, que o prazo de amortização é de aproximadamente 4 anos. E do ponto de vista ambiental, se os sistemas forem implementados de forma eficaz, as emissões de gases de efeito estufa através da gestão energética, serão reduzidas em pelo menos 35.430 kg de CO2 por ano.
Descrição: SILVA, Thalisson Selton Costa. Análise ambiental e econômica da aplicação de um sistema fotovoltaico associado à automação em uma edificação de ensino superior no Nordeste. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30037
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thalisson Selton Costa Silva.pdfTCC - Thalisson Selton Costa Silva6.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito516.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.