Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnjos, Nayllane Lima dos-
dc.date.accessioned2023-08-12T23:39:49Z-
dc.date.available2023-08-12T23:39:49Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042-
dc.descriptionANJOS, N. L. A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo central analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação profissional e construção da identidade docente dos residentes do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Buscou-se discutir as atividades propostas pelo programa e refletir a percepção dos residentes em torno das práticas desenvolvidas durante as duas edições do PRP que aconteceram respectivamente de 2018|2020 e 2020|2022. A relevância desse estudo se imprime nas contribuições científicas, teóricas e práticas, tanto para o cenário das escolas públicas, quanto para formação do professor de geografia. Osprocedimentos metodológicos caminharam à luz das pesquisas descritiva e exploratória apartir da abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado via google forms e disponibilizado aos voluntários por canais eletrônicos. Os resultados evidenciaram a necessidade de uma alfabetização tecnológica para os docentes nos cursos de licenciatura para que possam elaborar práticas de ensino que proporcionemo interesse e o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Cabe ressaltar as contribuições do programa como instrumento potente a partir de um ambiente colaborativo, onde pode delinear estratégias e servir de aprendizado para os futuros docentes em geografia. Nesse sentido, o programa PRP contribui de forma efetiva para aproximação entre teoria e prática, quando, propõe a vivência no espaço escolar, possibilitando troca de conhecimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYLLANE LIMA DOS ANJOS - TCC 1-1.pdfPDF - NAYLLANE LIMA DOS ANJOS1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha de deposito.pdfTermo de Depósito368.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.