Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Anjos, Nayllane Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-12T23:39:49Z | - |
dc.date.available | 2023-08-12T23:39:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042 | - |
dc.description | ANJOS, N. L. A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação profissional e construção da identidade docente dos residentes do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Buscou-se discutir as atividades propostas pelo programa e refletir a percepção dos residentes em torno das práticas desenvolvidas durante as duas edições do PRP que aconteceram respectivamente de 2018|2020 e 2020|2022. A relevância desse estudo se imprime nas contribuições científicas, teóricas e práticas, tanto para o cenário das escolas públicas, quanto para formação do professor de geografia. Osprocedimentos metodológicos caminharam à luz das pesquisas descritiva e exploratória apartir da abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado via google forms e disponibilizado aos voluntários por canais eletrônicos. Os resultados evidenciaram a necessidade de uma alfabetização tecnológica para os docentes nos cursos de licenciatura para que possam elaborar práticas de ensino que proporcionemo interesse e o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Cabe ressaltar as contribuições do programa como instrumento potente a partir de um ambiente colaborativo, onde pode delinear estratégias e servir de aprendizado para os futuros docentes em geografia. Nesse sentido, o programa PRP contribui de forma efetiva para aproximação entre teoria e prática, quando, propõe a vivência no espaço escolar, possibilitando troca de conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAYLLANE LIMA DOS ANJOS - TCC 1-1.pdf | PDF - NAYLLANE LIMA DOS ANJOS | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ficha de deposito.pdf | Termo de Depósito | 368.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.