Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30067
Título: Medida do comprimento de onda das linhas espectrais do Mercúrio e Hélio, através do método de Young
Autor(es): Galdino, Aldaisa da Conceição
Palavras-chave: Ondas
Física
Mercúrrio
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: A espectroscopia estuda a interação da radiação com a matéria para analisar uma determinada amostra. Desde a antiguidade já se estudava a respeito da natureza das cores, no entanto, foi apenas em 1666 que Isaac Newton ao decompor a luz do sol por um prisma conseguiu explicar esse fenômeno. A partir disto, muitos cientistas se motivaram a estudar os tipos de espectros formados com o uso dos elementos químicos, chegando a evidência de que além das radiações que enxergamos a olho nu, também existe as radiações que o olho humano não consegue capitar. Diante desses conhecimentos, o trabalho aqui exposto teve o objetivo de medir o comprimento de onda do espectro do Hélio e Mercúrio através do método de Young, e analisar o comportamento gráfico da intensidade por comprimento de onda utilizando o Software livre SciDAVis. Ao fim do trabalho foi visto que os resultados chegaram próximo do que a literatura nos apresenta na maioria dos resultados para o Hélio. Ouve uma divergência dos comprimentos de onda do espectro de Hélio nas cores, violeta e violeta-azul e para o Mercúrio nas cores, violeta verde e amarelo, tais erros ocasionados por algum fator experimental.
Descrição: GALDINO, Aldaisa da Conceição. Medida do comprimento de onda das linhas espectrais do Mercúrio e Hélio, através do método de Young. 2022 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Saúde e Tecnologia, Araruna, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30067
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aldaisa 3.PDFTCC - Aldaisa 3.PDF1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito(1)(1) (1).pdfTermo de Deposito(1)(1)(1).pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.