Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Angélica Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T18:07:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T18:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30082 | - |
dc.description | SANTOS, Angélica Souza. Possibilidades e limites acerca da utilização de jogos Matemáticos nas aulas de Matemática do Ensino Médio. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como tema central as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da matemática no Ensino Médio e a utilização de jogos como um recurso útil para vencer essas dificuldades, porém reconhecendo suas possibilidades e limites. Dessa forma, neste trabalho, abordaremos os estudos vinculados com o ensino da Matemática, a importância do Ensino Médio para a Educação Básica, o uso de Jogos Matemáticos, a Ludicidade e aprendizagem significativa. A pesquisa teve como objetivo geral: Descrever possibilidades e limites acerca do uso de Jogos Matemáticos como uma ferramenta eficaz para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, destacando o conteúdo de Trigonometria. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo em que aplicamos o jogo numa turma da 2ª série do ensino médio na escola João Rique Ferreira SESI (Projeto EBEP) e percebemos com base na observação e intervenção, além dos discursos dos alunos, que o jogo ajudou muito, embora eles não tenham dito com essas palavras. Foi possível concluir que o assunto abordado (trigonometria) não parecia mais tão ¨estranho¨ aos alunos, eles já falavam e brincavam com termos trigonométricos. Sabemos que só essa aula com jogo não é o bastante para observar tudo sobre jogos nas aulas de Matemática, mas pudemos ver sua eficácia nesse conteúdo e que, sendo bem planejado e explorado, é possível promover uma aprendizagem e atender as expectativas apresentadas pelos fins. Vimos que, realmente, o ensino através dos jogos é algo útil e bom, porém se trata de um grande desafio. É preciso reconhecer os limites e possibilidades para iniciar. Toda prática educativa exige planejamento e cuidado, principalmente quando não é algo comum. Dependendo de como se utiliza pode promover, ou não, sucesso no processo ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Me. José Roberto Costa Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos Matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade no ensino | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e limites acerca da utilização de jogos matemáticos nas aulas de Matemática do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 203.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Angélica Souza Santos.pdf | TCC - Angélica Souza Santos | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.