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dc.contributor.authorFreitas, Heloísa Carolina de Assis-
dc.date.accessioned2012-09-27T14:20:59Z-
dc.date.available2012-09-27T14:20:59Z-
dc.date.issued2012-09-27-
dc.identifier.otherCDD 371.58-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/300-
dc.descriptionFREITAS, H. C de A. O bullying em sala de aula: percepção dos professores na rede municipal. 2010. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.pt_BR
dc.description.abstractAtos agressivos entre estudantes, hoje conhecidos como bullying, são parte do cotidiano da escola há algumas décadas, entretanto, suas consequências tem tomado proporções maiores a cada dia e, consequentemente, recebido um destaque maior na sociedade. Comportamentos que vão do chacotear e humilhar às agressões físicas de maior gravidade ocorrem de forma intencional e contínua, sem motivo evidente, direcionados a um ou mais indivíduos, principalmente dentro do espaço escolar. Manifestam-se de forma direta ou indireta e de modos diversos: verbal, físico, relacional e/ou eletrônico. É característica do bullying a sua ocorrência em relações desiguais (físicas ou de poder), envolvendo vítimas, autores e testemunhas. A presente pesquisa, portanto, teve por finalidade contribuir para os estudos sobre o assunto buscando compreender a percepção dos professores acerca do fenômeno, averiguar seus conhecimentos sobre o tema, verificar a capacidade de identificação das características do bullying e identificar seus modos de atuação frente ao problema. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 14 professoras de três escolas da rede municipal de ensino, da cidade de Riachão do Bacamarte, Paraíba. As entrevistas evidenciaram o desconhecimento do assunto por parte das educadoras, embora estas percebam diferentes perfis em seus alunos e detectem comportamentos agressivos nos mesmos. Observaram-se ainda modos de atuação limitados, descontentamento com o envolvimento da família e sentimentos diversos emergidos diante do fenômeno. Em conclusão, este trabalho revela a necessidade de apresentar às escolas e professoras maiores informações sobre o fenômeno bullying, e de resgatar o papel indispensável dos docentes como facilitadores de um ambiente escolar seguro e saudável para as crianças e adolescentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Joana Darc Pereira de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectProblemas disciplinarespt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.titleO bullying em sala de aula: percepção dos professores na rede municipalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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