Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30153
Título: Predição da síndrome respiratória aguda grave por meio de multiclassificação com algoritmos de machine learning
Autor(es): Barreto, Joseferson da Silva
Palavras-chave: Previsão de SRAG
Saúde pública
Modelos de aprendizado de máquina
Classificação multiclasse
Data do documento: 13-Jul-2023
Resumo: A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma condição médica grave que afeta o sistema respiratório, causando sintomas como febre alta, tosse, falta de ar e dificuldade respiratória. Sua etiologia pode ser diversa, incluindo o coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19. A SRAG pode levar a complicações graves, como pneumonia e insuficiência respiratória, demandando cuidados hospitalares intensivos e, em casos mais graves, pode resultar em insuficiência de múltiplos órgãos e morte. Este trabalho teve como objetivo demonstrar algumas das principais técnicas de Machine Learning para a classificação multiclasse de SRAG, visando aprimorar a capacidade de previsão da síndrome. Para isso, foram utilizados diferentes modelos de classificação, voltados especificamente para classificação multiclasse. Os resultados obtidos revelaram que o modelo XGBoost se destacou, alcançando uma performance geral de 83%. Esse modelo apresentou excelentes resultados na classificação de SRAG por influenza, SRAG por Covid e outras SRAGs relacionadas a vírus respiratórios. No entanto, identificou-se um desempenho razoável nas classes 3 e 4, que representam SRAG por outros agentes etiológicos e um tipo não especificado de SRAG, respectivamente. Esses resultados reforçam a importância do uso de técnicas de Machine Learning na análise da SRAG, contribuindo para melhorar a capacidade de previsão e diagnóstico da síndrome. Futuras pesquisas podem se concentrar em aprimorar o desempenho do modelo nas classes mais desafiadoras, buscando aperfeiçoar a aplicação prática dessas técnicas na saúde pública e na medicina.
Descrição: BARRETO, Joseferson da Silva. Predição da Síndrome Respiratória Aguda Grave por meio da multiclassificação com algoritmos de machine learning. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30153
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joseferson da Silva BarretoTCC - Joseferson da Silva Barreto1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito156.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.