Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30195
Título: Levantamento e análise socioambiental de poços no município de Mamanguape/PB
Autor(es): Alves, Francinalva da Silva Rodrigues
Palavras-chave: Águas subterrâneas
Poços
Análises socioambientais
Data do documento: 18-Out-2023
Resumo: O presente trabalho envolveu a realização de levantamentos e análises socioambientais de poços em diversas localidades do município de Mamanguape, localizado no estado da Paraíba, Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar as condições hídricas das áreas servidas pelos respectivos poços em atividade. Desta forma, foi necessário utilizar as informações pré-existentes do SIAGAS (Sistema de Informações de Águas Subterrâneas) e a partir delas, foi criado um banco de dados com os poços de captação de água existentes na área, extraindo-se as respectivas localizações geográficas, datas de perfuração, entre outras informações técnicas. Com o banco de dados sobre os poços organizados e com o auxílio de um aparelho GPS foi possível iniciar as visitas de campo para realizar as análises socioambientais dos poços. Foram necessários 8 trabalhos de campo para localizar e analisar os aspectos socioambientais dos poços existentes em vários trechos da região. Após finalizar as análises, verificou-se que dos 66 poços da área, 27 encontram-se em atividades, 10 foram desativados e 29 não foram localizados. Foi verificado, ainda, que em todas as comunidades visitadas, as mesmas não dispõem de redes de saneamento básico, utilizando-se das fossas sépticas, o que pode vir a ser o principal contaminante desses sistemas de captação. Também foi verificado que as comunidades não têm o hábito de filtrar, ferver ou fazer cloração na água antes de consumi-la. De acordo com os(as) entrevistados(as), as águas dos poços são adequadas para o consumo e não necessitam de outros procedimentos sanitários. Recomenda-se, para aqueles que queiram perfurar mais poços na região, que procurem os órgãos competentes para viabilizar a outorga do poço, e consequentemente, realizar as análises físico-químicas da água para garantir a desejada segurança sanitária, visando não causar nenhum mal à saúde humana.
Descrição: ALVES, Francinalva da Silva Rodrigues. Levantamento e análise socioambiental de poços no município de Mamanguape/PB. 2023. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30195
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francinalva da Silva Rodrigues AlvesTCC - Francinalva da Silva Rodrigues Alves2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito337.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.