Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30200
Título: Gestão pública da saúde: uma análise sobre os indicadores do município de São Bentinho-PB (2015-2021)
Autor(es): Costa, Laís Nóbrega Vieira da
Palavras-chave: Gestão de Saúde
Despesas Públicas
SUS
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar as despesas pública municipal com saúde em São Bentinho-PB, Brasil, no período de 2015 a 2021. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa junto à prefeitura do município de São Bentinho-PB, Brasil. Para a pesquisa, serão observados os gastos feitos pela prefeitura de São Bentinho-PB, Brasil, em relação à saúde, levando-se em consideração os seguintes indicadores: Participação % das transferências da União para saúde (SUS) no total de transferências da União para o município; Despesas totais com saúde em R$/hab, sob responsabilidade do município, por habitante; Participação da despesa com pessoal na despesa total com saúde; Participação das transferências para a saúde em relação a despesa total do município com saúde; Participação da receita própria aplicada em saúde conforme a LC141/2012. O incentivo que faltava saber que todos os brasileiros portam o direito de exercer o controle social como fiscais devem acompanhar a aplicação do dinheiro publico em seu município, pois possuem uma forte aliada a transparência oferecida pelo Governo brasileiro. Participar é uma atividade primordial para que os recursos sejam aplicados de forma correta. Ao final deste estudo ao qual objetivava analisar as despesas pública municipal com saúde em São Bentinho, Brasil, no período de 2015 a 2021, foi possível constatar que os gastos com a saúde do município de São Bentinho houve um aumento significativo, fato este que também se sucedeu por conta da pandemia do Covid-19, contudo, foi observado também que houve redução com gastos de despesas pessoais, por fim, o que se pode concluir é que, o município de São Bentinho passou a gastar mais no período pandêmico, entre os anos de 2020 e 2021.
Descrição: COSTA, L. N. V. da. Gestão pública da saúde: uma análise sobre os indicadores do município de São Bentinho -PB (2015-2021). 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30200
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laís Nóbrega Vieira da CostaTCC - LAIS NOBREGA VIEIRA DA COSTA314.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTERMO DE DEPÓSITO - LAIS NÓBREGA VIEIRA DA COSTA134.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.