Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30215
Título: Análise do perfil epidemiológico da AIDS em pessoas idosas da Região Nordeste do Brasil
Autor(es): Silva, Antonio Marcos Rodrigues da
Palavras-chave: AIDS
Pessoa idosa
Epidemiologia
Data do documento: 31-Out-2023
Resumo: Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) na população idosa da Região Nordeste do Brasil, no período que decorre entre os anos de 2017 a 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo documental e epidemiológico, de natureza observacional, descritivo, com abordagem quantitativa. Nessa perspectiva, utilizou-se os dados de domínio público do Sistema Nacional de Agravos e Notificações e do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde. Dessa forma, a pesquisa foi realizada em três fases: coleta; processamento; e análise dos dados. Resultados e discussão: Os dados analisados revelaram que entre os anos de 2017 e 2021, a Região Nordeste do Brasil notificou 43.322 casos de AIDS, sendo 2.516 em indivíduos idosos, equivalente a um percentual de 5,81%. Ao explorar esses dados, ficou evidenciado que o perfil epidemiológico é caracterizado sobretudo por pessoas idosas do grupo etário de 60 a 69 anos, do sexo masculino, heterossexuais, da cor parda e com baixa escolaridade. Ainda, foi observado que os Estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão foram os responsáveis, respectivamente, por apresentarem os maiores quantitativos de notificações no período analisado. Conclusão: Fica notório que a epidemia da AIDS está presente em diferentes grupos sociais, tendo a população idosa características vulneráveis para a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e desenvolvimento da síndrome, uma vez que se observa que a assistência acerca da sexualidade e das infecções sexualmente transmissíveis nesse grupo populacional, ainda é muito negligenciada. Sendo assim, considera-se o desenvolvimento de políticas públicas com foco na saúde sexual da pessoa idosa como fundamental estratégia no controle dessa epidemia.
Descrição: SILVA, Antonio Marcos Rodrigues da. Análise do perfil epidemiológico da AIDS em pessoas idosas da Região Nordeste do Brasil. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30215
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antonio Marcos Rodrigues da Silva.pdfTCC - Antonio Marcos Rodrigues da Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito628.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.