Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30216
Título: | O ensino do atletismo à luz da abordagem crítico-emancipatória: O que dizem os periódicos? |
Autor(es): | Ferreira, Rodolfo Alves |
Palavras-chave: | Atletismo Educação Física escolar Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 25-Mai-2023 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a produção do conhecimento publicada em artigos científicos que tematizam o atletismo ancorado na abordagem crítico-emancipatória. Esta pesquisa caracteriza-se como um estado da arte ou estado do conhecimento de cunho descritivo e de abordagem qualitativa. Diante das análises dos 7 artigos selecionados, após leitura na íntegra, encontrou-se em todos os documentos uma forte argumentação sobre o ensino do atletismo ir além de uma pedagogia tradicional. Conclui-se que a inserção do atletismo na escola sob a luz da abordagem crítica-emancipatória tem sido estudada recentemente pelos pesquisadores e ao longo desses dez anos apresentou-se diversas alternativas, como a reflexão dessa prática corporal e o seu relacionamento com o mundo social, político, cultural e econômico dos alunos, o que possibilita o ensino e aprendizagem do atletismo sob a luz dessa abordagem. |
Descrição: | FERREIRA, Rodolfo Alves. O ensino do atletismo à luz da abordagem crítico-emancipatória: O que dizem os periódicos?. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30216 |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rodolfo Alves Ferreira | TCC - Rodolfo Alves Ferreira | 672.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 194.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.