Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30216
Título: O ensino do atletismo à luz da abordagem crítico-emancipatória: O que dizem os periódicos?
Autor(es): Ferreira, Rodolfo Alves
Palavras-chave: Atletismo
Educação Física escolar
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 25-Mai-2023
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a produção do conhecimento publicada em artigos científicos que tematizam o atletismo ancorado na abordagem crítico-emancipatória. Esta pesquisa caracteriza-se como um estado da arte ou estado do conhecimento de cunho descritivo e de abordagem qualitativa. Diante das análises dos 7 artigos selecionados, após leitura na íntegra, encontrou-se em todos os documentos uma forte argumentação sobre o ensino do atletismo ir além de uma pedagogia tradicional. Conclui-se que a inserção do atletismo na escola sob a luz da abordagem crítica-emancipatória tem sido estudada recentemente pelos pesquisadores e ao longo desses dez anos apresentou-se diversas alternativas, como a reflexão dessa prática corporal e o seu relacionamento com o mundo social, político, cultural e econômico dos alunos, o que possibilita o ensino e aprendizagem do atletismo sob a luz dessa abordagem.
Descrição: FERREIRA, Rodolfo Alves. O ensino do atletismo à luz da abordagem crítico-emancipatória: O que dizem os periódicos?. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30216
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rodolfo Alves FerreiraTCC - Rodolfo Alves Ferreira672.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito194.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.