Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30223
Título: Comparação do desempenho das escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande/PB no ENEM 2018 na área da Matemática e suas tecnologias
Autor(es): Santos, Patricia da Silva
Palavras-chave: Desenvolvimento social
Desigualdade social
Capital cultural
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho analisou a legislação vigente no Brasil e na Paraíba voltada a educação para tê-las como suporte para identificar os fatores que possam interferir nas médias do ENEM, na área da Matemática e suas Tecnologias, das escolas públicas e privadas, na cidade de Campina Grande, Paraíba, do ano de 2018, considerando os microdados das escolas. Apresenta-se uma visão geral do desempenho das escolas. Foi considerado para o estudo as escolas sem nenhuma restrição de participação. Abordou-se as cinco maiores notas da rede pública e privada, como também as cinco menores. O intuito é dissertar um pouco da diferença de notas dos alunos da rede pública e particular e quais são os motivos que podem levar essa disparidade dos alunos na rede estadual. Utilizaram-se os dados do último censo demográfico ocorrido no Brasil para analisar o perfil econômico dos bairros que as escolas estão inseridas na tentativa de traçar o perfil socioeconômico dos alunos. A pesquisa mescla em sua metodologia a natureza qualitativa com a quantitativa. Além disso, discutir-se-á como o capital cultural pode interferir no desempenho do aluno.
Descrição: SANTOS, Patricia da Silva. Comparação do desempenho das escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande/PB no ENEM 2018 na área da Matemática e suas tecnologias. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30223
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Patrícia da Silva SantosTCC - Patrícia da Silva Santos912.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito115.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.