Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30227
Título: Que competências didático-pedagógicas desenvolvi na minha formação inicial?: Um relato de experiência na licenciatura em Ciências Biológicas
Autor(es): Souza, Caroline Rodrigues de Lima
Palavras-chave: Formação Inicial
Competências didático-pedagógicas
Ensino da Biologia
Data do documento: 15-Set-2023
Resumo: O objetivo do trabalho é fazer uma reflexão sobre as competências construídas no componente curricular eletivo na Licenciatura em Ciência Biológicas para Construção de Jogos Educacionais, na Universidade Estadual da Paraíba. O foco foi episódios vivenciados neste componente que considerei importantes para refletir sobre o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas na formação inicial. O trabalho é um relato de experiência elaborado sob influência do recurso da narrativa autobiográfica. Está organizado em cinco episódios, sendo eles: (EP1) Construção de Jogos Educacionais Complexos; (EP2) Representação dos alunos; (EP3) Trabalhar em Equipe; (EP4) Erros e obstáculos; (EP5) Caarêra. Em seguida, as análises foram realizadas utilizando as competências necessárias à profissão docente. A partir disso, foi possível identificar que as narrativas estão associadas a diversas competências, tais como trabalhar em equipe, considerar a perspectiva dos estudantes no planejamento e execução das atividades docentes, analisar os erros e dificuldades para promover progressos de aprendizagem, construir intervenções, tais como jogos educacionais, a partir de objetivos de aprendizagem para além da memorização.
Descrição: SOUZA, Caroline Rodrigues de Lima. Que competências didático-pedagógicas desenvolvi na minha formação inicial?: Um relato de experiência na licenciatura em Ciências Biológicas. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30227
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caroline Rodrigues de Lima Souza.pdfTCC - Caroline Rodrigues de Lima Souza474.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito434.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.