Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30228
Título: Leishmaniose tegumentar americana: Situação epidemiológica no Brasil
Autor(es): Silva, Jéssica Gabriele de Moura
Palavras-chave: Leichmaniose
Epidemiologia
Parasitas
Data do documento: 30-Out-2023
Resumo: O gênero Leishmania possui diversos protozoários que podem causar doença clínica em humanos. Estas infecções podem ser leishmaniose cutânea e leishmaniose visceral. Estas parasitoses são consideradas doenças negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde e são endêmicas em 88 países. No Brasil, a doença é endêmica nas áreas rurais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. O objetivo deste trabalho foi realizar uma busca ativa especializada nos bancos de dados do Datasus, para obtenção da prevalência e distribuição da leishmaniose tegumentar americana na população brasileira. Esse foi um estudo transversal, quantitativo, realizado com dados secundários obtidos através do SINAN DATASUS/Tabnet. Foram incluídos todos os registros notificados no período de 2018 a 2022. Neste período, a ocorrência de leishmaniose tegumentar americana apresentou uma leve queda em todas as regiões do Brasil, tanto no número de casos como em disposição geográfica. As regiões Norte e Nordeste concentraram o maior número de casos, seguidas das regiões Sudeste e Centro- Oeste. Os estados que apresentaram as maiores ocorrências médias foram Pará (18,31%), Minas Gerais (10,97%), Mato Grosso (10,95%), Bahia (8,81%) e Amazonas (8,24%). Juntos, estes estados responderam por mais de 57% de todos os casos de leishmaniose cutânea no Brasil, no período estudado. A continuidade de trabalhos que abordem os aspectos epidemiológicos das leishmanioses pela comunidade científica se faz relevante, principalmente para que haja conscientização e controle desta e de outras doenças infecciosas no Brasil, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Descrição: SILVA, Jéssica Gabriele de Moura. Leishmaniose tegumentar americana: Situação epidemiológica no Brasil. 2023. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30228
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jéssica Gabriele de Moura Silva.pdfTCC - Jéssica Gabriele de Moura Silva.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf273.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.