Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3023
Título: Relações China-África: a estratégia política e econômica da China no continente africano
Autor(es): Pereira, Aniele de Souza
Palavras-chave: Política externa chinesa
Estratégia política e econômica na China
Relações Internacionais entre China e África
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: As relações China-África – o maior país em desenvolvimento do mundo e o continente com o maior número de países em desenvolvimento – estão em evidência no cenário internacional. Tal parceria iniciou-se na década de 1950, paralelamente à formulação dos princípios que norteiam a política externa chinesa, que tem hoje a África como uma de suas prioridades. Ao longo das décadas (1950-2000), os laços sino-africanos foram reforçados de acordo com as possibilidades e os interesses de ambas as partes. Desta forma, mediante resgate histórico, a relação China-África é analisada a partir dos interesses e das perspectivas chinesas, destacando tanto os interesses políticos, como os econômicos para entender como ambos resultaram em uma estratégia de engajamento com o Continente Africano, desenvolvida pelo governo chinês e definida por Pequim como sendo um relacionamento win-win, preocupando a comunidade internacional acerca das conseqüências da influência que a República Popular da China representa uma região que abriga 54 Estados-Nação.
Descrição: PEREIRA, Aniele de Souza. Relações China-África: a estratégia política e econômica da China no continente africano. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Interncionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3023
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aniele de Souza Pereira.pdfAniele de Souza Pereira1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.