Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraga, Auanny Silva-
dc.date.accessioned2023-11-16T12:49:23Z-
dc.date.available2023-11-16T12:49:23Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.otherCDD 372.358-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30235-
dc.descriptionBRAGA, Auanny Silva. A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Robótica Educacional é uma estratégia educacional inovadora que tem como objetivo principal ensinar conceitos de Matemática, ciências, tecnologia e engenharia. Ela é uma forma divertida e interativa para ensinar Matemática para crianças e jovens, por meio da construção, programação e manipulação de robôs. Este trabalho tem como objetivo investigar contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática, analisando a entrada desse recurso na educação, a viabilidade e dificuldades. Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, explicativa com abordagem qualitativa. Dentre 16 artigos, selecionou-se 3 artigos para detalhar a utilização deste recurso. A Robótica Educacional é uma ferramenta pedagógica inovadora que pode ser utilizada para o ensino da Matemática. A manipulação de robôs ajuda os alunos a vivenciar e compreender conceitos matemáticos de uma forma diferente e criativa. É preciso investir na formação de professores, prover recursos adequados, superar limitações financeiras e tecnológicas e desenvolver estratégias de avaliação adequadas. A Robótica Educacional pode ser uma estratégia pedagógica interessante para auxiliar na melhoria do ensino de Matemática. O recurso permite que os alunos tenham uma experiência mais prática e divertida na compreensão de conceitos matemáticos abstratos. No entanto, sua implementação pode apresentar alguns desafios financeiros e pedagógicos, como a necessidade de capacitação dos professores e a sobrecarga do professor em acompanhar individualmente o progresso de cada aluno. Com esforço e planejamento adequados, a robótica pode se tornar uma ferramenta valiosa para promover o ensino e a aprendizagem da matemática de forma mais efetiva e engajadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectrobótica educacionalpt_BR
dc.subjectensino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjecttecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectestratégia educacionalpt_BR
dc.titleA utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Auanny Silva Braga.pdfTCC - Auanny Silva Braga1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito407.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.