Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braga, Auanny Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T12:49:23Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T12:49:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30235 | - |
dc.description | BRAGA, Auanny Silva. A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Robótica Educacional é uma estratégia educacional inovadora que tem como objetivo principal ensinar conceitos de Matemática, ciências, tecnologia e engenharia. Ela é uma forma divertida e interativa para ensinar Matemática para crianças e jovens, por meio da construção, programação e manipulação de robôs. Este trabalho tem como objetivo investigar contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática, analisando a entrada desse recurso na educação, a viabilidade e dificuldades. Esse estudo tratou-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, explicativa com abordagem qualitativa. Dentre 16 artigos, selecionou-se 3 artigos para detalhar a utilização deste recurso. A Robótica Educacional é uma ferramenta pedagógica inovadora que pode ser utilizada para o ensino da Matemática. A manipulação de robôs ajuda os alunos a vivenciar e compreender conceitos matemáticos de uma forma diferente e criativa. É preciso investir na formação de professores, prover recursos adequados, superar limitações financeiras e tecnológicas e desenvolver estratégias de avaliação adequadas. A Robótica Educacional pode ser uma estratégia pedagógica interessante para auxiliar na melhoria do ensino de Matemática. O recurso permite que os alunos tenham uma experiência mais prática e divertida na compreensão de conceitos matemáticos abstratos. No entanto, sua implementação pode apresentar alguns desafios financeiros e pedagógicos, como a necessidade de capacitação dos professores e a sobrecarga do professor em acompanhar individualmente o progresso de cada aluno. Com esforço e planejamento adequados, a robótica pode se tornar uma ferramenta valiosa para promover o ensino e a aprendizagem da matemática de forma mais efetiva e engajadora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | estratégia educacional | pt_BR |
dc.title | A utilização da robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Auanny Silva Braga.pdf | TCC - Auanny Silva Braga | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 407.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.