Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30240
Título: Análise da arborização urbana da cidade de Fagundes (PB): um estudo com Ficus benjamina L
Autor(es): Lourenço, Maria Aparecida
Palavras-chave: Cobertura Vegetal
Espécies exóticas
Condições fitossanitárias
Botânica
Data do documento: 14-Set-2023
Resumo: A cobertura arbórea é um importante elemento para qualidade de vida, de modo que na zona urbana ela favorece a diminuição da temperatura, aumento da umidade, abrigo para animais além de contribuir com o paisagismo. Apesar disso, poucas cidades brasileiras possuem planejamento efetivo para arborização de suas ruas o que contribui para o aumento de problemas fitossanitários. Entre as espécies frequentemente utilizadas no paisagismo e na arborização das áreas urbanas do Brasil, destaca-se a do gênero Ficus. O principal objetivo desse trabalho foi fazer um levantamento quanti-qualitativo da espécie Ficus benjamina L. árvore exótica que se destacou em relação as demais espécies encontradas nas ruas analisadas. Dos 80 espécimes observadas 73,75% foi de Ficus benjamina L. mostrando uma grande prevalência dessa espécie em relação as demais. As demais foram: Jambovermelho (Syzygium malaccense L.), Pau-brasil (Paubrasilia echinata Lam.), Carolina (Adenanthera pavonina L.) Canafistula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.), Algaroba (Prosopis juliflora (Sw.) DC), Neem (Azadirachta indica A.Juss.) Amendoira (Prunus dulcis (Mill.) D.A.Webb), Jasmim-laranja (Murraya paniculata (L.) Jack). Do total de árvores registradas apenas três indivíduos (3,75%) foram de espécies nativas que são reconhecidamente mais indicadas para ser usadas em arborização, e no entanto há um claro domínio de espécies exóticas nas vias analisadas. Sobre as condições fitossanitárias encontradas nas árvores de Ficus benjamina L. constatou-se que, 93,23% dos exemplares apresentavam bom estado de conservação, 3,39% estavam em condições regulares e 3,39% em estado ruim. Verificou-se, ainda, que estas árvores estão plantadas nas calçadas - 66,11%, 33,90% provocam danos nas vias, e 76,27 % apresentavam conflito com a fiação elétrica. As espécies exóticas tendem a causar graves impactos ecológicos devido a altas taxas de crescimento, reprodução e dispersão, o que permite a dominância dessas espécies nos ambientes invadidos, uma vez que quando bem adaptadas ao ambiente, estas espécies causam a diminuiçao da riqueza e da diversidade da flora autóctone.
Descrição: LOURENÇO, Maria Aparecida. Análise da arborização urbana da cidade de Fagundes (PB): um estudo com Ficus benjamina L. 2023. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30240
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Aparecida LourençoTCC - Maria Aparecida Lourenço1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito203.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.