Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30242
Título: Jogos no ensino e aprendizagem de matemática: um olhar para os anais do encontro nacional de educação matemática (ENEM)
Autor(es): Rocha, Francisco de Assis Alyson
Palavras-chave: Ludicidade no ensino
Educação matemática
Ensino de Matemática
Recursos Didáticos
Data do documento: 7-Jul-2023
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a temática do uso de jogos no ensino de matemática é discutida nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), tendo como objetivos específicos: compreender a importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem; entender a relevância do ENEM na promoção dos conhecimentos das atividades com jogos na sala de aula de matemática. A presente pesquisa é classificada como qualitativa, ao se aprofundar na compreensão de um grupo social ou de uma organização. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, onde buscou-se na literatura disponível o subsídio de argumentos sobre a importância do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, a pesquisa apresentou como resultados que o uso dos jogos em sala de aula e como processo de ensino e aprendizagem vem crescendo no ENEM. A consequência deste crescimento está na utilização dos jogos dentro da sala de aula, propiciando com o desenvolvimento de habilidades dos alunos, possibilitando a construção do conhecimento a partir de desafios que os jogos proporcionam.
Descrição: ROCHA, Francisco De Assis Alyson. Jogos no ensino e aprendizagem de matemática: um olhar para os anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30242
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francisco de Assis Alyson RochaTCC - Francisco de Assis Alyson Rocha491.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito260.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.