Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30244
Título: Longevidade em organismos marinhos: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Carvalho Filho, Andre Filipe Peregrino de
Palavras-chave: Animais marinhos
Biologia marinha
Envelhecimento natural
Data do documento: 13-Set-2023
Resumo: O envelhecimento é um processo natural que está presente em todos os seres vivos. Em certos momentos do ciclo de vida dos organismos vivos, as células entram em um estado de senescência e param de se multiplicar. Nesse sentido, animais marinhos apresentam uma longevidade que se diferenciam ao longo dos clados dos animais. Desde os mais basais chegando a organismos mais complexos, entender como funcionam os mecanismos biológicos que levam a esta longevidade é de extrema importância para entendermos a dinâmica das espécies nos seus habitats. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar, a partir de dados da literatura, o conjunto de mecanismos que determinam a longevidade dos táxons de animais marinhos, em uma análise comparativa das espécies mais basais em relação às mais derivadas no contexto das suas características biológicas e evolutivas. Assim, na metodologia, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados do Google Acadêmico, com palavras chaves palavras “táxon”, “longevidade” e “idade”, nos idiomas português e inglês em periódicos da área de zoologia e ecologia. Percebe-se que ao longo dos clados dos animais marinhos a longevidade pode ser observada de diversas formas a partir de uma análise combinada de fatores ambientais, genéticos e ecológicos que determinam como as espécies podem ser estudadas para analisar de modo mais preciso como estimar a longevidade desses animais.
Descrição: CARVALHO FILHO, André Peregrino de. Longevidade em organismos marinhos: uma revisão bibliográfica. 2023.16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30244
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andre Filipe Peregrino de Carvalho Filho.pdfTCC - Andre Filipe Peregrino de Carvalho Filho436.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito256.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.