Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30249
Título: História da matemática como proposta didática para o ensino da equação do 2° grau
Autor(es): Silva, Samara Vieira Frutuoso
Palavras-chave: História da matemática
Material dourado
Equação do segundo grau
Al-khwarizmi
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: Este trabalho tem como síntese trazer um novo olhar sobre a aula de Matemática. Criar atividades que envolvam a participação ativa dos alunos, como o uso da História da Matemática como proposta didática, para auxiliar alunos a entenderem melhor a Equação do 2° Grau, bem como sua origem, desenvolvimento e evolução ao longo do tempo. Dessa forma, os alunos podem se sentirem mais motivados e interessados pela disciplina, percebendo a Matemática como uma ciência viva e em constante evolução. Os alunos também podem aprender sobre a contribuição de diferentes matemáticos, como Al-Khwarizmi para a ciência, bem como suas vidas e seus contextos históricos, em especial com auxílio do material manipulável Material Dourado, uma das várias formas de tornar a aula mais atrativa. Com essas estratégias, é possível tornar a aula de Matemática mais interessante e significativa aos alunos, estimulando o aprendizado e despertando o interesse pela disciplina, desmistificando a ideia de que a Matemática é uma disciplina difícil e abstrata, tornando-a mais acessível e atraente.
Descrição: SILVA, Samara Vieira Frutuoso. História da matemática como proposta didática para o ensino de equações do 2º grau. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30249
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Samara Vieira Frutuoso SilvaTCC - Samara Vieira Frutuoso Silva514.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Depósito164.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.