Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30253
Título: História da geometria na antiguidade: análise de um livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Santos, Larissa Alves dos
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Livro didático
Geometria na antiguidade
História da geometria
Data do documento: 24-Ago-2023
Resumo: O presente trabalho traz resultados de uma análise de livro didático que foi desenvolvida para observar a relação entre o ensino de Matemática e o ensino de geometria que está proposto para os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II. O objetivo consiste em analisar os fragmentos do livro didático que tenham relação com a História da Matemática e a Geometria na Antiguidade, apoiando-se no estudo das categorias. O desenvolvimento da análise partiu do interesse de como encontramos os assuntos de história da geometria partindo de textos, teoria, prática e atividades presentes nos livros do professor e dos alunos, além de observar como está sendo trabalhado o ensino de geometria na antiguidade em uma escola da rede municipal da cidade de Cubati na Paraíba. Inicialmente, foi pensando no contexto histórico da geometria, como parte indispensável da Matemática, abordando sua importância em variadas situações dos alunos e sua contribuição para o desenvolvimento do saber cognitivo do aluno na compreensão dos diversos problemas sociais. Como base para a análise fizemos o estudo das concepções caracterizada pelas pesquisas desenvolvidas por Bianchi (2006) em junção das pesquisas realizadas por Vianna (1995). Partindo dessas concepções podemos avaliar os contextos, teorias, imagens e atividades que estão escritas no livro didático. Além de identificar como se encaixavam os conteúdos na visão do professor e dos alunos. Diante disso, a análise dos livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental II, tanto como o do professor e dos alunos possibilitou uma visualização das necessidades e aprimoramento de conhecimento com base na formação do conhecimento dos alunos, por este meio, podemos observar a utilização do livro didático como fonte de sabedoria para os professores e alunos que utilizam como um meio norteador.
Descrição: SANTOS, Larissa Alves dos. História da geometria na antiguidade: análise de um livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30253
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Larissa Alves dos Santos.pdfTCC - Larissa Alves dos Santos725.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito763.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.