Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30264
Título: Percepção ambiental de produtores rurais acerca do cultivo e utilização do Nim indiano
Autor(es): Araujo, Elizangela de Souza Pereira
Palavras-chave: Agricultores
Azadirachta indica
Caatinga
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: A invasão biológica por espécies exóticas é apontada como a segunda maior das ameaças à biodiversidade do mundo. Espécie invasora é uma espécie introduzida que prospera sem ajuda direta de humanos, e ameaça habitats naturais ou seminaturais, fora de sua área de distribuição natural. Essas espécies competem com a vegetação nativa onde se sobressaem por ser altamente eficiente na disputa por recursos, gerando inúmeros impactos ambientais e impossibilitando na recuperação natural. O Nim indiano (Azadirachta indica A. Juss) é um exemplo de espécie exótica e bem disseminada na região Nordeste do Brasil, tendo se mostrado uma planta com potencial invasor muito grande, devido sua grande facilidade de disseminação e adaptação. Os impactos desta planta incluem mudanças no regime hídrico, alterando a umidade do solo, liberação de substâncias alelopáticas, prejudicando a germinação e/ou crescimento de espécies nativas e ainda provoca alterações no comportamento e na fisiologia dos insetos podendo leválos à morte. O presente artigo traz uma análise da percepção ambiental de agricultores de uma comunidade rural do município de Assunção/PB em relação ao cultivo e utilização do Nim indiano e os possíveis impactos que a espécie pode causar ao meio ambiente. O estudo foi realizado na zona rural, na comunidade Cajazeiras III localizada a oeste da cidade, onde foram entrevistados dez indivíduos, por um questionário individual, semiestruturado como roteiro. Os resultados foram obtidos a partir da observação das respostas fornecidas pelos entrevistados, sendo analisadas e interpretadas por meio da Análise de Conteúdo. No geral, as pessoas indicaram que conheciam parte dos impactos que a espécie causava no meio ambiente, mas continuam utilizando a espécie para fins paisagísticos, também foi observado o desconhecimento sobre o potencial da planta para uso na agricultura considerando seu grande potencial como fonte de pesticidas naturais.
Descrição: ARAUJO, Elizangela de Souza Pereira. Percepção ambiental de produtores rurais acerca do cultivo e utilização do Nim indiano. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30264
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elizangela de Souza Pereira AraujoTCC - Elizangela de Souza Pereira Araujo1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito195.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.