Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Plínio José Cordeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T14:20:59Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T14:20:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 570.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30267 | - |
dc.description | SILVA, Plínio José Cordeiro da. Estratégias lúdicas para o ensino de zoologia numa escola pública de Caturité, PB. 2023. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ensino de Ciências, encontra-se a Zoologia, que é um ramo da biologia que estuda os animais em suas diferentes formas. Porém os professores apresentam muitas dificuldades em trabalhar o ensino da Zoologia, entre elas a falta de recursos metodológicos lúdicos nas escolas e o desinteresse e a falta de atenção dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho buscou contribuir com o processo ensino-aprendizagem da zoologia através da confecção de uma Sequência de Atividades Lúdicas como estratégia pedagógica para ensinar o conteúdo “anfíbios e répteis”, no ensino fundamental, por meio de materiais de baixo custo. A pesquisa foi realizada na escola Rural de Ensino Fundamental Maria Veríssimo de Sousa, localizada na urbana da cidade de Caturité, PB, junto a 26 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Por meio de uma Sequência de Atividades Lúdicas com 04 estratégias metodológicas diferentes, as aulas foram ministradas de forma dinâmica e conseguiram atrair a atenção e participação efetiva dos estudantes durante as aulas, promovendo também o trabalho em equipe. O número de acertos referentes às questões específicas dos dois conteúdos variou de 75% a 81,2%, demonstrando que houve compreensão dos assuntos abordados. Na opinião dos alunos, os recursos utilizados, em sua maioria (67% a 100%), auxiliaram no aprendizado dos conteúdos e eles gostariam (72% a 96,2%) que fossem usados também em outras aulas. Sendo assim, pode-se afirmar que a Sequência de Atividades Lúdicas elaborada foi eficaz em seu propósito, aumentando o interesse dos alunos pelos conteúdos da zoologia, promovendo a autonomia, a participação e a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Dra. Adrianne Teixeira Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Estratégias lúdicas para o ensino de zoologia numa escola pública de Caturité, PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Plínio José Cordeiro da Silva.pdf | TCC - Plínio José Cordeiro da Silva.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 66.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.