Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Plínio José Cordeiro da-
dc.date.accessioned2023-11-16T14:20:59Z-
dc.date.available2023-11-16T14:20:59Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.otherCDD 570.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30267-
dc.descriptionSILVA, Plínio José Cordeiro da. Estratégias lúdicas para o ensino de zoologia numa escola pública de Caturité, PB. 2023. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo ensino de Ciências, encontra-se a Zoologia, que é um ramo da biologia que estuda os animais em suas diferentes formas. Porém os professores apresentam muitas dificuldades em trabalhar o ensino da Zoologia, entre elas a falta de recursos metodológicos lúdicos nas escolas e o desinteresse e a falta de atenção dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho buscou contribuir com o processo ensino-aprendizagem da zoologia através da confecção de uma Sequência de Atividades Lúdicas como estratégia pedagógica para ensinar o conteúdo “anfíbios e répteis”, no ensino fundamental, por meio de materiais de baixo custo. A pesquisa foi realizada na escola Rural de Ensino Fundamental Maria Veríssimo de Sousa, localizada na urbana da cidade de Caturité, PB, junto a 26 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Por meio de uma Sequência de Atividades Lúdicas com 04 estratégias metodológicas diferentes, as aulas foram ministradas de forma dinâmica e conseguiram atrair a atenção e participação efetiva dos estudantes durante as aulas, promovendo também o trabalho em equipe. O número de acertos referentes às questões específicas dos dois conteúdos variou de 75% a 81,2%, demonstrando que houve compreensão dos assuntos abordados. Na opinião dos alunos, os recursos utilizados, em sua maioria (67% a 100%), auxiliaram no aprendizado dos conteúdos e eles gostariam (72% a 96,2%) que fossem usados também em outras aulas. Sendo assim, pode-se afirmar que a Sequência de Atividades Lúdicas elaborada foi eficaz em seu propósito, aumentando o interesse dos alunos pelos conteúdos da zoologia, promovendo a autonomia, a participação e a aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Dra. Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAtividades lúdicas de aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias lúdicas para o ensino de zoologia numa escola pública de Caturité, PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Plínio José Cordeiro da Silva.pdfTCC - Plínio José Cordeiro da Silva.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf66.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.