Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30268
Título: Caracterização da droga vegetal das folhas de Spondias purpurea L. e prospecção da atividade gastroprotetora do infuso
Autor(es): Barbosa, Yasmim Vilarim
Palavras-chave: Seriguela
Controle de qualidade
Atividade antiulcerogênica
Spondias purpurea L.
Data do documento: 25-Out-2022
Resumo: Spondias purpurea L., é uma espécie vegetal pertencente à família Anarcardiaceae, sendo nativa da América Central e do sul do México, conhecida popularmente como seriguela. É vastamente utilizada na medicina popular, sendo aplicada no tratamento de doenças infecciosas e como anti-inflamatório, destacando-se o uso de suas folhas pela população na forma de chás no tratamento de gastrites, hipertensão e diarreia. É de destaque sua aplicação na medicina popular, no entanto, estudos evidenciando a caracterização da droga vegetal e suas atividades farmacológicas ainda são escassos. Dessa forma, o objetivo do trabalho consiste em caracterizar a droga vegetal proveniente das folhas de S. purpurea L. e comprovar sua atividade antiulcerogênica baseado no seu uso popular. Para isso, a etapa de caracterização foi realizada através dos testes de densidade aparente, densidade compactada, dessecação, cinzas totais, cinzas insolúveis em ácido, pH e índice de intumescência e a avaliação da atividade antiulcerogênica foi realizada através do modelo de úlcera induzida por etanol. Com os resultados foi possível identificar que a amostra com melhor perfil foi a SB05, pois atendeu de forma satisfatória aos parâmetros analisados, com rendimento granulométrico satisfatório, índice de dessecação dentro do intervalo máximo permitido, teor de cinzas reduzidos e pH ácido de 2,84±0,20. Na avaliação da atividade antiulcerogênica foi possível observar que o chá na concentração de 5% conseguiu inibir a formação de úlceras em 81,52%. Com base nos resultados foi possível identificar que a etapa de caracterização da droga vegetal da S. purpurea L. foi essencial para permitir a seleção do tamanho de partícula com as melhores características e que o infuso apresentou atividade farmacológica promissora.
Descrição: BARBOSA, Yasmim Vilarim. Caracterização da droga vegetal das folhas de Spondias purpurea L. e prospecção da atividade gastroprotetora do infuso. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30268
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Yasmim Vilarim BarbosaTCC - Yasmim Vilarim Barbosa920.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito83.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.