Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30273
Título: A gestão do sofrimento psíquico na contemporaneidade: reflexões sobre os impactos na subjetividade
Autor(es): Lima, Evellyn Tamyres Falcão de
Palavras-chave: Cultura
Hiistória
Sofrimento
Subjetividade
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Ao longo da história, de diferentes modos, a civilização confronta-se com existências que revelam os limites normativos dos ideais culturais. Neste contexto, os recursos de compreensão sobre as transgressões subjetivas e o sofrimento psíquico passam por constantes transformações. Dessa forma, este artigo visa apresentar conteúdos relacionados aos deslocamentos nos meios de compreender e intervir sobre o sofrimento psíquico. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada através do procedimento metodológico da revisão bibliográfica, a partir da observação de algumas transformações inauguradas pelo domínio do discurso médico sobre a loucura, abordando questões associadas ao processo de construção da noção de doença mental, até o alcance, por fim, do movimento contemporâneo de promoção da saúde enquanto gestão cosmética das performances cotidianas. O artigo apresenta, portanto, algumas reflexões sobre como as experiências de sofrimento parecem intoleráveis num cenário de investimento no bem-estar, na felicidade e na produtividade como ideais de saúde e aperfeiçoamento da existência, e que provocam, por vezes, um empobrecimento da aposta no que é próprio ao sujeito e suas construções singulares.
Descrição: LIMA, Evellyn Tamyres Falcão de. A gestão do sofrimento psíquico na contemporaneidade: reflexões sobre os impactos na subjetividade. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30273
ISSN: CDD 150
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Evellyn Tamyres Falcão de Lima.pdfTCC - Evellyn Tamyres Falcão de Lima1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito314.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.