Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30293
Título: Iconicidade funesta: análise do cartaz do filme Matou a família e foi ao cinema como uma possibilidade de memória da Ditadura Civil-Militar brasileira
Autor(es): Nascimento, Matheus Macedo do
Palavras-chave: Cinema
Ditadura Civil-Militar Brasileira
Semiótica
Data do documento: 13-Nov-2023
Resumo: O presente artigo volta-se para a investigação dos signos que operam a partir das relações de semelhança entre o cartaz do filme Matou a família e foi ao cinema (1969), dirigido por Júlio Bressane, e os documentos de acusação utilizados durante a ditadura civil-militar brasileira, observando novas possibilidades interpretativas para a obra e para esse momento histórico. Esse estreitamento entre objeto e representação possui peculiaridades delimitadas que se revelavam a partir dos limites da relação de iconicidade. Nela, como vai apontar Peirce (2005), ambos compartilham um certo grau de semelhança. Me interesso, então, em esclarecer os limites desse fenômeno comunicativo, tendo em vista a distinção utilitária de ambos, elucidando essa questão através da conceituação das características da imagem e a forma como ela atua enquanto uma possibilidade narrativa comovente, que aponta para os esquecimentos políticos propositais acerca do período supracitado.
Descrição: NASCIMENTO, Matheus Macedo do. Iconicidade funesta: análise do cartaz do filme Matou a família e foi ao cinema como uma possibilidade de memória da Ditadura Civil-Militar brasileira. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30293
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Macedo do NascimentoTCC - Matheus Macedo do Nascimento457.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito606.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.