Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30295
Título: | Das cinzas ao Arco-íris: Uma análise sobre a representatividade LGBTQIA+ na série Heartstopper (2022) |
Autor(es): | Silva, Jackson Pedro da |
Palavras-chave: | Representatividade LGBTQIA+ Narrativa seriada História |
Data do documento: | 20-Nov-2023 |
Resumo: | A representatividade da comunidade LGBTQIA+ no audiovisual é marcada por muitos empecilhos. Como exemplos, temos o rastreamento pela censura nas últimas décadas do século XX, a invisibilidade através de papéis secundários, o desenvolvimento precário de personagens e suas respectivas identidades sexuais, as padronizações de abordagens dentro das tramas que reforçam estereótipos. De fato, a tentativa de representar pessoas LGBTQIA+ no audiovisual é carregada de raízes problemáticas, no entanto, nos últimos anos esse foi um espaço que, com muita luta, possibilitou uma atenção maior a essas vozes que anseiam por representatividade. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar a forma como a série Heartstopper (2022) representa personagens gays, lésbicas, bissexuais e transexuais que estão presentes na série e como essa abordagem rompe com as padronizações narrativas existentes em outras produções televisivas, iremos analisar cinco personagens divididos em quatro tópicos. A partir de discussões sobre a importância da identidade e representatividade LGBTQIA+, analisamos os cinco personagens sendo um tópico para cada uma das letras da sigla (LGBT) com o foco em destacar o desenvolvimento desses personagens que demonstram um tratamento diferente relacionado a esse histórico problemático no audiovisual. Após a análise, vimos que Heartstopper consegue subverter abordagens tradicionalmente usadas quando se trata de personagens LGBTQIA+ na ficção, se aprofundando em enredos e questões pertinentes para a comunidade. |
Descrição: | SILVA, Jackson Pedro. Das cinzas ao Arco-íris: Uma análise sobre a representatividade LGBTQIA+ na série Heartstopper (2022). 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30295 |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jackson Pedro da Silva | TCC - Jackson Pedro da Silva | 6.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 168.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.