Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30297
Título: | Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP |
Autor(es): | Brandão, Leila dos Santos |
Palavras-chave: | Ações educativo-culturais Arquivos públicos brasileiros Arquivos distritais portugueses |
Data do documento: | 23-Nov-2023 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Estadual da Paraíba. Essa pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira foi desenvolvida na Cota 2019/2020 realizada e publicada por Pessoa (2022), referente aos arquivos estaduais brasileiros. A segunda etapa do trabalho foi desenvolvida na Cota 2021/2022, relativa aos arquivos distritais portugueses, publicada nos anais do evento (Brandão; Santos, 2022), intitulada de “Ações educativo-culturais em Arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP”. Este estudo tem o intuito de atualizar os dados da pesquisa realizada por Pessoa (2022), através dos sites e e-mails dos arquivos públicos estaduais do Brasil, assim como atualizar os dados referentes aos arquivos distritais de Portugal, dos sites dos países membros da CPLP e do site institucional do arquivo Municipal de Loulé, localizado no distrito de Faro em Portugal, objetivando a elaboração de uma proposta teórico-metodológica de ações educativo-culturais para os países membros da CPLP. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que foi realizada mediante a seguinte problematização - Existem ações educativo-culturais nos arquivos estaduais brasileiros e nos arquivos distritais de Portugal? Os dados revelam que 70% dos arquivos públicos brasileiros e 100% dos arquivos distritais portugueses possuem ações educativo-culturais. Conclui-se que a proposta, teórico-metodológica possibilita dois impactos: 1. Educação - O ensino de leitura deve-se de diferentes modos de funcionamento dialógico; 2. Arquivologia - as ações educativo-culturais em arquivos são exploradas quanto às suas linguagens, conteúdos, desafios e singularidades, de forma multidisciplinar e rigorosa, ampliando a discussão e o avanço desta temática. |
Descrição: | BRANDÃO, L. dos S. Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30297 |
Aparece nas coleções: | 53 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Leila dos Santos Brandão | TCC - Leila dos Santos Brandão | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 133.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.