Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30299
Título: Nas Fronteiras entre Religião e Política: a Trajetória do Padre Ibiapina e do Padre Cícero na Virada do Século XIX para o XX
Autor(es): Venâncio, Maria Rosângela Medeiros
Palavras-chave: Padre Ibiapina
Padre Cícero
Religião
Política
Romanização
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: Entre o século XIX e o início do século XX, Religião e Política estavam profundamente entrelaçadas. Em meio á crise entre a Igreja Católica e o Estado Brasileiro, que gerou o processo de Romanização, é interessante observar como dois padres, o Padre Ibiapina e o Padre Cícero, se tornaram figuras importantes para o catolicismo popular. O objetivo desse trabalho é apresentar a trajetória dessas duas figuras que tiveram papéis importantes nas instâncias religiosa e política da história do país. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, com artigos e livros que abordaram a vida e as ações desses sujeitos.
Descrição: VENÂNCIO, Maria Rosângela Medeiros. Nas fronteiras entre religião e política: a trajetória do Padre Ibiapina e do Padre Cícero na virada do século XIX para o XX. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30299
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Rosângela Medeiros VenâncioTCC - Maria Rosângela Medeiros Venâncio411.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito307.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.