Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/303
Título: Estresse e suporte social no trabalho: Análise com motoristas de ônibus urbano
Autor(es): Ernesto, Monalisa Vasconcelos
Palavras-chave: Estresse
Qualidade de Vida
Motorista
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de estresse em motoristas de ônibus urbano e sua relação com o suporte social percebido. Trata-se de um estudo descritivo e de corte transversal, em que participaram 66 profissionais. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: a Escala de Estresse no Trabalho (EET), a Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho (EPSST) e uma ficha sociodemográfica para caracterizar a amostra, além de duas questões abertas versando sobre os aspectos positivos e negativos sobre a jornada de trabalho. Os resultados encontrados indicam baixos níveis de estresse na categoria pesquisada. Entretanto, os motoristas ao que parece não estão recebendo adequado Suporte Social por parte da empresa (Emocional, Instrumental e Informacional), o que faria o grupo vulnerável ao surgimento do estresse. Se este ainda não ocorreu, compete indagar: que recursos pessoais os motoristas contam que permite lidar com tal situação sem desenvolver estresse? Sugere-se a exploração desta questão em pesquisas futuras.
Descrição: ERNESTO, M. V. Estresse e suporte social no trabalho: Análise com motoristas de ônibus urbano. 2010. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/303
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monalisa Vasconcelos Ernesto.pdfMonalisa Vasconcelos Ernesto348.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.