Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30308
Título: As representações sociais da sexualidade e viuvez na vivência da mulher idosa: um relato de experiência.
Autor(es): Silva, Fábia Juliana Azevedo
Palavras-chave: Sexualidade feminina
Pessoa Idosa
Viuvez
Data do documento: 14-Jun-2023
Resumo: Falar de Envelhecimento Humano, implica em preparar-se para um cenário futuro, tendo em vista que, no Brasil, a população idosa se encontra em constante crescimento, estimando-se que, em 2050, seja superior a 24% da população, sendo a maior parte do gênero feminino. Diante desse dado, o presente estudo encarregouse de apresentar os resultados e discussões fruto de uma experiência no PIBIC (Programa de Iniciação Científica), realizado durante a cota 2021/2022, no contexto da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O trabalho teve como objetivo apreender as Representações Sociais de idosas viúvas quanto a vivência da sua sexualidade, bem como se caracteriza o conceito de sexualidade para elas. A pesquisa contou com uma amostra de 5 (p=5) mulheres idosas e viúvas, com 60 anos ou mais, que fazem parte do Laboratório de Pesquisas em Envelhecimento Humano e Tecnologia (LongeViver) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Utilizou-se a metodologia descritiva de cunho qualitativo, para análise dos dados obtidos em 5 entrevistas, ao qual foram submetidos no software IRAMUTEC cuja foi gerada uma nuvem de palavras, que foram discutidas juntamente com trechos das entrevistas. Com isso, foi possível verificar que as percepções acerca da sexualidade para essas idosas se caracterizam integralmente no fator reprodutivo. Entretanto, ao decorrer das entrevistas observou-se que elas têm uma vivência da sexualidade como conceito mais amplo, ao passo que perpassa pelas esferas de autoconhecimento, afeto, autoestima, desejo e ato sexual.
Descrição: SILVA, Fábia Juliana Azevedo. As representações sociais da sexualidade e viuvez na vivência da mulher idosa: um relato de experiência. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30308
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabia Juliana Azevedo da SilvaTCC - Fabia Juliana Azevedo da Silva1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito776.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.