Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30327
Título: Atuação da enfermagem no preenchimento das cadernetas das gestantes no pré-natal de baixo risco: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Martiliano, Eduarda Maria Lima
Palavras-chave: Cuidado Pré-Natal
Registros de Saúde
Caderneta de gestante
Enfermagem.
Data do documento: 21-Set-2023
Resumo: Objetivo: identificar na literatura disponível e atualizada a importância do pré-natal e a atuação da enfermagem na qualidade do preenchimento dos registros na caderneta da gestante. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja busca dos artigos ocorreu de março a agosto de 2023, por meio da consulta das bases de dados: “BVS”, “BDENF”, “MEDLINE” e “LILACS”, onde foram utilizados associações de descritores em ciências da saúde, por meio do operador booleano “and”. Os critérios de inclusão foram: artigos originais, textos completos e nos idiomas português, inglês e espanhol. Já os critérios de exclusão foram: artigos científicos duplicados nas bases de dados, monografias e pesquisas com fuga da temática central do estudo. A busca resultou em um total de 154 artigos, dos quais 7 foram selecionados para compor a amostra final, após um processo de análise. Resultados: Os artigos selecionados foram publicados entre os anos 2018 e 2022, sendo observado um interesse crescente sobre a temática, mas com um número reduzido de produções científicas. Ainda, contemplou-se que a maioria dos artigos buscaram analisar a complexidade do preenchimento da caderneta, bem como analisar a assistência à saúde da mulher a partir da concepção de uma assistência de qualidade e baseada em evidências. Discussão: Da análise dos artigos surgiram duas categorias: Completude das cadernetas da gestante no pré-natal na prevenção de agravos na gestação, onde foi explorado o contexto da utilização da caderneta da gestante durante as consultas de pré-natal; e A atuação do enfermeiro frente a assistência ao pré-natal de baixo risco, onde foi discorrido a assistência prestada pelo profissional de enfermagem ao binômio mãe-filho. Considerações Finais: Depreende-se que apesar do enfermeiro realizar condutas preconizadas no pré-natal de baixo risco, existem aspectos que comprometem essa atuação, nessa sequência de falhas, entra a caderneta da gestante que tem seu uso por alguns profissionais de maneira insatisfatória, tendo em vista a incompletude dos registros. Nesse contexto, uma caderneta com bons registros, viabiliza ao profissional uma atenção mais centrada na gestante, conseguindo prevenir ou tratar possíveis intercorrências.
Descrição: MARTILIANO, Eduarda Maria Lima. Atuação da Enfermagem no preenchimento das cadernetas das gestantes no pré-natal de baixo Risco: Uma revisão integrativa da literatura. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30327
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eduarda Maria Lima MartilianoTCC - Eduarda Maria Lima Martiliano358.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito345.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.