Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30330
Título: A última luz: uma análise da evolução e morte das estrelas de nêutrons
Autor(es): Medeiros, Yan Barbosa
Palavras-chave: Nêutrons
Estrelas
Astrofísica
Data do documento: 21-Ago-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a evolução e o destino final das estrelas de nêutrons, fascinantes objetos cósmicos que desempenham um papel crucial na compreensão da física estelar. O estudo é dividido em dois capítulos principais: "Estrelas: formação e evolução"e "Estrelas de Nêutrons". O capítulo de "Estrelas: formação e evolução", são abordados os processos de formação estelar, as condições necessárias para a existência de uma estrela e sua evolução ao longo do tempo. Exploramos a formação estelar a partir de nuvens de gás e poeira, assim como os fatores determinantes para a estabilidade e o desenvolvimento das estrelas. No capítulo dedicado às "Estrelas de Nêutrons", é abordado o nascimento dessas estrelas como resultado do colapso gravitacional de uma estrela massiva, para então examinar a estrutura interna das estrelas de nêutrons, suas propriedades físicas, incluindo a alta densidade e campo magnético intenso. Além disso, é apresentado as características das estrelas compactas, como pulsares e magnetares, que surgem a partir de estrelas de nêutrons. Um aspecto crucial abordado é a morte das estrelas de nêutrons, que pode ocorrer por diferentes mecanismos, entre os quais se encontra o resfriamento gradual dessas estrelas, o colapso em buracos negros e a possibilidade teórica do decaimento da matéria.
Descrição: MEDEIROS, Yan Barbosa. A última luz: Uma análise da evolução e morte das estrelas de nêutrons. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30330
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Yan Barbosa Medeiros.pdfTCC - Yan Barbosa Medeiros12.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito622.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.