Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30332
Título: Seleção de modelos climáticos globais representativos para as sub-regiões do agreste e zona da mata do Nordeste
Autor(es): Ferreira, Alessandra da Silva
Palavras-chave: Mudanças climáticas
Tomada de decisão
Agreste
Zona da mata
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: As alterações climáticas têm se tornado cada vez mais frequentes, ocasionando desastres e dificultando a vida de milhões de pessoas. Neste sentido, os modelos climáticos globais (GCMs) surgem com a incumbência de prever tais alterações e auxiliar tomadores de decisão no planejamento e mitigação de possíveis impactos. Por outro lado, há uma grande variedade de modelos e, muitas vezes estes, não se enquadram na dinâmica climática da área de estudo. Sabendo disso, esta pesquisa propõe a seleção de GCMs mais representativos para as subregiões Agreste e Zona da Mata do Nordeste segundo a literatura, deste modo, esse trabalho utilizou os modelos climáticos ACCESS-ESM1-5, MIROC6 e NESM3. Utilizando o período histórico de 1990 a 2014, os dados de precipitação dos GCMs/CMIP6 foram comparados aos dados observados das estações meteorológicas, estes obtidos por meio da mediana do período histórico citado de cada estação, a partir das métricas de desempenho e, em seguida, foi realizado o ranqueamento dos modelos conforme o método TOPSIS para a tomada de decisão. Os resultados mostraram que ao comparar as métricas de NSE, PBIAS, RMSE e AIC, observamos evidências que reforçam a confiabilidade e a eficácia do modelo MIROC6 obtendo resultados superiores em relação aos demais modelos.
Descrição: FERREIRA, Alessandra da Silva. Seleção de modelos climáticos globais representativos para as sub-regiões do agreste e zona da mata do Nordeste. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30332
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alessandra da Silva FerreiraTCC - Alessandra da Silva Ferreira796.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito291.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.