Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30346
Título: Dinâmica populacional e dieta de Astyanax Bimaculatus em reservatórios do semiarido
Autor(es): Muniz, Joana de Souza
Palavras-chave: Astyanax bimaculatus
Fatores ambientais
Eutrofização
Semiárido
Data do documento: 20-Dez-2022
Resumo: A espécie Astyanax bimaculatus conhecida popularmente como piaba apresenta grande importância no âmbito ecológico podendo ser utilizada como bioindicadora ambiental, como também para a alimentação humana. Porém, pouco se sabe sobre fatores ambientais que possam alterar sua sobrevivência em reservatórios do semiárido, com isso o objetivo do trabalho foi avaliar a abundância e dieta de A. bimaculatus em reservatórios da região semiárida. Tendo como hipóteses que distúrbios ambientais, como variações nos fatores físicos e químicos, volume hídrico e eutrofização influenciam a sua abundância populacional e promove restrições de recursos alimentares. Para tanto, foram realizadas coletas durante os meses de março, junho e novembro de 2016, março e junho de 2017 e em junho de 2018 nos reservatórios Poções eBoqueirão, localizados na Bacia do Rio Paraíba, Estado da Paraíba- Brasil. Os peixes foram coletados com o auxílio de redes de arrasto, sendo utilizado o mesmo padrão de esforço para captura em todas as repetições amostrais os peixes capturados e retirados das redes foram anestesiados e sacrificados em solução de eugenol e em seguida fixados em formol 4% e mantidos em gelo, em laboratório foram analisados os conteúdos estomacais. Na avaliação do conteúdo estomacal foram atribuídos valores de 0 (vazio) a 100 (estômagos cheios), os estômagos vazio e com o processo de digestão avançado foram descartados e para avaliar qual item alimentar apresentou maior frequência na dieta foi utilizado o índice de importância alimentar (IAi). Amostras de água do reservatório foram coletadas para realizar análises das concentrações de nutrientes e clorofila-a, a partir destes também foi calculado o Índice de Estado Trófico (Iet) para cada sistema. Os dados do volume dos reservatórios foram adquiridos através do site da AESA. Os resultados indicaram que ambos os reservatórios estavam eutróficos durante todo o período de estudo, embora maiores concentrações de nutrientes nos sistemas tenham sido registradas em junho de 2017, com a entrada de águas advindas da transposição. Com relaçãoa abundância de indivíduos da espécie o maior número (50n) de peixes coletados foi em Boqueirão sendo mais abundante em junho de 2016, enquantoem Poções a maior abundância da espécie também ocorreu em junho de 2016 e neste reservatório foram capturados (25n) indivíduos. Quanto a preferência alimentar foi observado que a espécie teve maior consumo de algas filamentosasem Boqueirão e por insetos em Poções. Nossos resultados revelaram que fatores ambientais como o volume hídrico, precipitação, condutividade elétrica e pH influenciaram a espécie nos sistemas estudados e a influência da dieta em conjunto com fatores ambientais indicaram que a abundância da espécie foi condicionada tanto por vários fatores ambientais como por sua dieta.
Descrição: MUNIZ, Joana de Souza. Dinâmica populacional e dieta de Astyanax bimaculatus em reservatórios do semiárido. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30346
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joana de Souza Muniz.pdfTCC - Joana de Souza Muniz1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito632.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.