Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30359
Título: A província da Bahia e o fim do tráfico internacional de escravizados
Autor(es): Santos, Ananda Júlia de Araújo
Palavras-chave: Província
Bahia
Lei Eusébio de Queirós
Escravizados
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: Objetiva-se pesquisar quem compunha a elite baiana, como era a divisão da mão de obra livre e cativa que se dava para além do açúcar, do fumo e do cacau. A Bahia como conhecemos hoje foi fruto de uma história grandiosa com muitas perdas e ganhos. O fim do tráfico exerceu uma forte influência a respeito da conjuntura que havia se desenhado na Bahia ao longo dos séculos, desde o período colonial, chegando por fim a monarquia, de tal modo que a mentalidade social existente não permitia sequer engendrar o fim de escravidão, até se verem absolutamente sem saída, mas, de toda forma, é possível ver através das pesquisas que mesmo após a Lei Eusébio de Queirós o tráfico ilegal perdurou por algum tempo, nos quais foram utilizadas estratégias do governo para camuflar tal ação. O presente estudo se fundamentou através dos principais autores Kátia M Queirós Mattoso, 1992; José Murilo de Carvalho, 2008; e Miriam Dolhnikoff, 2017.
Descrição: SANTOS, Ananda Júlia de Araújo. A província da Bahia e o fim do tráfico internacional de escravizados. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30359
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ananda Júlia de Araújo SantosTCC - Ananda Júlia de Araújo Santos576.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito195.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.