Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30367
Título: Os efeitos do treinamento físico na saúde mental de adolescentes: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Igor Barbosa
Palavras-chave: Saúde mental
Exercício físico
Adolescente
Data do documento: 14-Nov-2023
Resumo: Nas últimas décadas, os aspectos relacionados à saúde mental dos adolescentes têm ganhado destaque, dada a crescente preocupação com o bem-estar dessa população em constante transformação. Objetivo Geral: este estudo se concentrou em investigar os efeitos do treinamento físico na saúde mental dos adolescentes visando aprimorar a qualidade de vida. Metodologia: Para conduzir esta pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa que incluiu uma análise minuciosa da literatura científica disponível em várias bases de dados, como Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), sites do Governo Federal, Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde, com um período específico entre 2019 até 2023, em qualquer idioma. Os resultados indicaram que a prática regular de atividades físicas, incluindo o treinamento físico, reduziu significativamente a ansiedade e o estresse entre adolescentes. De acordo com Sousa Júnior et al. (2021), também houve melhorias notáveis na qualidade do sono, especialmente entre os adolescentes do sexo masculino. Conclusão: o presente estudo enfatiza a relevância do treinamento físico como meio de melhorar a qualidade do sono de adolescentes e direcionar as políticas educacionais a grade curricular do ensino médio.
Descrição: SILVA, Igor Barbosa.Os efeitos do treinamento físico na saúde mental de adolescentes : uma revisão bibliográfica. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30367
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Igor Barbosa SilvaTCC - Igor Barbosa Silva377.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito236.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.