Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30371
Título: Ameaças à democracia brasileira na contemporaneidade: uma análise dos discursos antidemocráticos de Jair Bolsonaro (2019-2022)
Autor(es): Lima, José Jonas Santos de
Palavras-chave: Bolsonaro
Discursos Antidemocráticos
Pós-Verdade
Data do documento: 14-Nov-2023
Resumo: Essa monografia tem como objetivo analisar os discursos antidemocráticos do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente entre 2019 e 2022. Para isso, foi feita uma breve análise de sua trajetória política e dos elementos que o conduziram ao cargo de Presidente da República, visto que esses fatores estiveram presentes na construção de uma narrativa em seus discursos. A seguir, foi analisado o temor de um novo golpe de Estado nos primeiros anos de seu governo, através dos muitos atos pedindo intervenção militar, que contaram com o incentivo e presença do então presidente. Analisamos a PEC do voto impresso, que buscava alterações no sistema eleitoral, e que foi acompanhada de diversos ataques do então presidente no questionamento da segurança do voto eletrônico, mesmo que não tenham sido apresentadas provas factuais de suas suspeitas. Ademais, foi analisada a produção desses discursos por uma perspectiva foucaultiana, destacando que a prática discursiva de Bolsonaro se tratava de uma seleção, de um processo de exclusão histórica que remete a uma vontade de verdade que ignorava o discurso oficial do TSE e as conquistas observadas após a implementação do voto eletrônico. Outrossim, destacamos a inserção desses discursos no fenômeno contemporâneo da pós-verdade, de um discurso produzido após os acontecimentos, de acordo com determinadas vontades e interesses, na sobreposição do campo do real por uma dada construção da realidade, ou seja, no desejo de que os as suspeitas geradas em torno do voto eletrônico tivessem algum embasamento factual, o que evidencia seu caráter antidemocrático. Após a análise da produção, foram destacadas as possíveis consequências desses discursos, visto que influenciaram os atos de contestação do resultado eleitoral de 2022, que culminaram em bloqueios nas estradas, acampamentos em frente a quartéis militares pedindo uma nova intervenção e, principalmente, na invasão dos prédios dos Três Poderes no dia 08 de janeiro de 2023.
Descrição: LIMA, José Jonas Santos de. Ameaças à democracia brasileira na contemporaneidade: uma análise dos discursos antidemocráticos de Jair Bolsonaro (2019-2022). 2023. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30371
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Jonas Santos de LimaTCC - José Jonas Santos de Lima529.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito31.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.