Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30381
Título: Uma análise historiográfica sobre a faraó Hatshepsut e sua legitimação ao trono egípcio por meio da teogamia do seu nascimento divino durante a XVIII Dinastia.
Autor(es): Cruz, Alicia de Oliveira da
Palavras-chave: Hatshepsut
Mulheres
Teogamia
Antiguidade
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: Esta pesquisa tem o intuito de analisar a teogamia da faraó Hatshepsut, como meio de legitimar sua ascensão ao trono egípcio durante a XVIII Dinastia do Egito Antigo. Hatshepsut foi uma princesa, rainha e inclusive faraó, que apesar de destacar-se entre as demais que chegaram ao mesmo posto, ainda tem a sua história de vida pouco contada e um reduzido número de fontes sobre seu reinado, se comparado aos estudos sobre os faraós masculinos, principalmente, na historiografia brasileira. Sabe-se que as mulheres na antiguidade egípcia tiveram certa autonomia, liberdade e poder na sociedade, sendo Hatshepsut uma dessas mulheres e que teve um governo próspero no referido período. Diante das diversas obras arquitetônicas do seu tempo de reinado, podemos encontrar em uma delas a narrativa denominada teogamia, ainda hoje registrada nas paredes do templo da faraó: Djeser-Djeseru “Maravilha das Maravilhas”, em Deir El-Bahari, localizado na antiga Tebas. Esta que teria se tornado base de alguns estudos e análises discutidas por historiadores e egiptólogos, sobretudo, europeus no último século. No entanto, essa análise parte de pesquisas brasileiras ou traduzidas para o português. Escolhemos três dessas pesquisas historiográficas para estudo, problematizando desde como os autores apresentaram e desenvolveram suas pesquisas, até a narrativa em si, dando ênfase também em como o contexto e lugar social dos historiadores influenciaram ou não na sua escrita e análise documental sobre a temática, especialmente, sobre a faraó em questão.
Descrição: CRUZ, Alicia de Oliveira da. Uma análise historiográfica sobre a faraó Hatshepsut e sua legitimação ao trono egípcio por meio da teogamia do seu nascimento divino durante a XVIII dinastia. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30381
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alicia de Oliveira da CruzTCC - Alicia de Oliveira da Cruz1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito28.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.