Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30403
Título: A comercialização da produção familiar no município de Pilões/PB: desafios e perspectivas
Autor(es): Costa, Ana Clara Pereira da
Palavras-chave: Comercialização
Agricultura familiar
Feira livre
Pilões
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: As dificuldades que os agricultores familiares encontram no momento de comercializar suas produções e expandir o acesso a novos mercados são obstáculos a serem transpostos. Neste sentido, o presente artigo buscou conhecer e analisar as ações que dificultam a comercialização da produção advinda da agricultura familiar no município de Pilões/PB. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo relacionadas com a temática agricultura familiar e comercialização. Para fundamentar a discussão formulada recorreu-se aos trabalhos de alguns pesquisadores/as, a exemplo de Moreira e Targino (1997), Sauborin (2014), Redin (2013). Para realização da pesquisa de campo utilizou-se como método de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) agricultores familiares que vendem seus produtos na feira livre local. Como resultados, pode-se constatar que embora os produtores familiares, consigam expandir a produção de cultivos comerciais para outros estados do Brasil, a comercialização direta ainda encontra barreiras a serem vencidas. E para os agricultores familiares que realizam a venda localmente utilizando-se do espaço da feira livre, necessita de apoio e visibilidade para traspor as dificuldades apresentadas. Com base nestes achados, sugere-se avançar nas pesquisas de melhoria referente as ações de expansão do comercio para agricultura familiar.
Descrição: COSTA. Ana Clara Pereira da. A comercialização da produção familiar no município de Pilões/PB: desafios e perspectivas. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30403
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Clara Pereira da Costa.pdfTCC - Ana Clara Pereira da Costa1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito assinado.pdfTermo de depósito80.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.