Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30415
Título: Letramento literário no ensino fundamental - anos iniciais: uma proposta de ensino para o 5º ano
Autor(es): Lira, Jardelly Luis
Palavras-chave: Letramento literário
Ensino fundamental
Sequência básica
Cordel
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: Tendo em vista a importância da perspectiva do letramento para o processo de ensino /aprendizagem, o presente artigo tem como objetivo apresentar, com base na sequência básica desenvolvida por Cosson (2014), uma proposta de intervenção para a abordagem da leitura literária no 5º ano do ensino fundamental. Para tanto, nossa proposta terá como base o gênero cordel e tem como finalidade promover o letramento literário com os alunos e não apenas as habilidades de decodificação das letras. Sendo assim, as etapas que serão apresentadas foram elaboradas com o intuito de não só despertar o prazer pela leitura, mas, sobretudo, fazer com que os discentes adquiram as competências de interpretar, como também desenvolvam a criticidade e aprendam a se posicionar diante de situações que envolvam a ficção e a realidade. Nesse viés, nossa pesquisa apresenta caráter qualitativo do tipo bibliográfica, uma vez que se trata de uma proposta para uma possível aplicação. E, para compreendermos como a literatura pode influenciar no desenvolvimento das capacidades e competências dos alunos, apresentamos os conceitos de letramento, os impactos para o desenvolvimento da leitura, como também a importância de se trabalhar a literatura nos anos iniciais do fundamental à luz dos embasamentos teóricos de Kleiman (2005), Soares (2010), Frantz (2011), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), bem como os direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), que é um documento norteador para o ensino. Nessa perspectiva, acreditamos que, se os gêneros literários e as obras literárias forem trabalhados de maneira adequada, com um planejamento e mediação organizados, o professor poderá alcançar os objetivos esperados durante o processo de letramento nessa fase do ensino.
Descrição: LIRA, Jardelly Luis. Letramento literário no ensino fundamental - anos iniciais: uma proposta de ensino para o 5º ano. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30415
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jardelly Luis LiraTCC - Jardelly Luis Lira539.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.