Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30436
Título: O Brincar como instrumento de ensino na educação infantil
Autor(es): Leite, Isabel Crislane Ferreira
Palavras-chave: Ludicidade
Educação Infantil
Aprendizagem
Data do documento: 10-Nov-2023
Resumo: Como instrumento facilitador na aprendizagem da educação infantil, o lúdico tem como premissa auxiliar as metodologias ativas que contribuem como ferramentas pedagógicas, aprimorando e facilitando a atuação dos educadores em sala de aula, Refletir e analisar concepções que fomentam a temática abordada priorizando as ideias de Luckesi (2002), Huizinga (2015), Kishimoto (2011), Brandão e Rosa (2013), Souza e Machado (2017), propõe uma abordagem mais reflexiva e, consequentemente, expõe um direcionamento teórico aos docentes, os conduzindo às veredas do conhecimento que complementarão idoneamente os planejamentos para o ensino infantil. Esse estudo irá demostrar procedimentos metodológicos que estruturaram a pesquisa e quais informações foram importantes para analisar a coleta de dados. Pode-se concluir que os professores pensam de formas diferentes sobre a importância do lúdico na sala de aula, notando-se alguns desafios no desenvolvimento do trabalho pedagógico. É importante frisar que o presente trabalho pode colaborar significativamente para o estudo da Pedagogia e também para os indivíduos que labutam na educação, por revelar a necessidade de trabalhar com a ludicidade dentro da escola com as crianças.
Descrição: LEITE, Isabel Crislane Ferreira. O Brincar como instrumento de ensino na educação infantil. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30436
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isabel Crislane Ferreira LeiteTCC - Isabel Crislane Ferreira Leite390.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito210.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.