Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30454
Título: Pensamento decolonial, racismo e educação geográfica: O contexto da escola cidadã integral Severino Félix de Brito em busca de uma práxis emancipadora
Autor(es): Brito, Lucas Ferreira de
Palavras-chave: Colonialidade
Pensamento decolonial
Educação geográfica
Globalização
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: O presente trabalhou buscou analisar e definir a colonialidade, suas influências na sociedade e no contexto escolar, definir o pensamento decolonial e trazer um contraponto a essa visão centralizadora e dominadora imposta pelo Norte Global. Em seguida, procurou interligar a Geografia, o racismo e a colonialidade enquanto processos sociais enraizados que ditam comportamentos, convicções e visões de mundo que, fomentadas pela globalização e com o discurso da modernidade, buscam legitimar seus processos de exploração e dominação. Nesse sentido, tendo por base a turma do 3º Ano “A”, da ECI Severino Félix de Brito, buscou analisar, através da observação-participante e de questionários semiestruturados, como a colonialidade ainda influência na formação dos discentes e na prática dos docentes, em específico dos professores das ciências humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia). Quanto ao método, foi utilizado o fenomenológico, uma vez que os fenômenos não se encerram em si, mas estão em constante mudança. Dessa forma, ao considerar o conhecimento como algo descentralizado e construído socialmente através do tempo, a pesquisa bibliográfica também foi utilizada a fim de embasar as discussões teóricas. Por fim, foi possível constatar a influência da colonialidade no contexto escolar, tanto nos discentes como nos docentes, suas ligações com o racismo e a globalização, e como o pensamento decolonial, em conjunto com a educação geográfica crítica, pode trazer novas perspectivas educacionais e sociais.
Descrição: BRITO, Lucas Ferreira de. Pensamento decolonial, racismo e educação geográfica: O contexto da escola cidadã integral Severino Félix de Brito em busca de uma práxis emancipadora. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30454
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Ferreira de BritoTCC - Lucas Ferreira de Brito886.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito426.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.