Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30455
Título: A escola e o enfrentamento do racismo: uma proposta metodológica sobre as questões étnico-raciais em sala de aula a partir dos córdeis da Jarid Arraes
Autor(es): Barbosa, Vanessa Vieira
Palavras-chave: Cordéis
Jarid Arraes
Sequência didática
Questões étnico-raciais
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: A pesquisa propõe uma reflexão sobre o racismo que perdura nos dias atuais e como a conduta do docente e da instituição escolar pode interferir diante de determinadas situações. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo geral é apresentar uma sequência didática, a partir do uso dos cordéis de Jarid Arraes, para a discussão do racismo em sala de aula. Para isso, como objetivos específicos será necessário: 1. investigar a relação da história contada nos dois cordéis: Dandara dos Palmares e Zeferina, com a realidade dos negros; 2. Analisar a influência que a literatura de cordel pode ter na aprendizagem; 3. Apresentar histórias e atividades que enfatizem a luta, cultura e valores dos negros. Para a construção teórica utilizamos Munanga; Gomes (2006), Ortiz (2007), Rays (1996), Rosemberg (2002) e outros. Esta monografia se deu de forma qualitativa, onde foi elaborada uma sequência didática voltada para alunos do 5° ano do ensino fundamental. A sequência didática teve como base dois cordéis: Dandara dos Palmares e Zeferina, escritos pela autora Jarid Arraes. Ao final da proposta, percebe-se que é possível utilizar cordéis na prática docente com o objetivo de abordar questões raciais em ambientes escolares, para que o racismo seja minimizado nos espaços educacionais.
Descrição: BARBOSA, Vanessa Vieira. A escola e o enfrentamento do racismo: uma proposta metodológica sobre as questões étnico-raciais em sala de aula a partir dos cordéis da Jarid Arraes. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30455
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Vieira BarbosaTCC - Vanessa Vieira Barbosa533.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito698.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.