Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30456
Título: A utilização de metodologias ativas no ensino de geografia: observação e vivência na Escola Municipal Deputado Djalma Marinho, na cidade de Passa e Fica/ RN.
Autor(es): Silva, Natália de Oliveira
Palavras-chave: Ensino da geografia
Recursos didaticos
Metodologias ativas
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: O ensino da Geografia escolar ainda é considerado monótono e não atrativo pelos alunos e, isso se dá pelo fato de que os professores ainda se utilizam de métodos não participativos na aplicação das aulas. Assim, as metodologias ativas surgem para suprir essa necessidade de tornar as aulas mais atrativas para o educando, por meio dos recursos didáticos e da participação dos estudantes. Desta maneira, o objetivo da pesquisa foi analisar o uso das metodologias ativas no ambiente escolar, a qual contribui e estimula o protagonismo do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como campo a turma do 9º ano da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho da cidade de Passa e Fica/ RN. Em que, utilizou-se o método quali-quantitativo, que através de questionários se analisou como os alunos lidam com o uso das metodologias ativas empregado no ensino da Geografia, e a percepção do professor em relação a aplicação das metodologias ativas. Portanto, pode-se constatar através do resultado obtido a partir do preenchimento do questionário que os alunos se sentem mais atraídos na aula quando se tem a presença das metodologias ativas por meio dos recursos didáticos, e que de fato as metodologias contribuem para um ensino mais eficaz na disciplina.
Descrição: SILVA, Natália de Oliveira. A utilização de metodologias ativas no ensino de geografia: observação e vivência na Escola Municipal Deputado Djalma Marinho, na cidade de Passa e Fica/ RN. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30456
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Natália de Oliveira SilvaTCC - Natália de Oliveira Silva8.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito84.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.